sábado, 16 de março de 2013

Projeto de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio - I

O projeto de sistemas de detecção e alarme de incêndio (SDAI) deve ser elaborado à luz da NBR9441/1998, e  deve conter, obrigatoriamente:
  1. Localização de todos os equipamentos integrantes do sistema e detalhes genéricos de instalação destes, incluindo a segurança contra roubo.
  2. Especificações dos equipamentos a utilizar, características e aprovações nacionais.
  3. Trajeto dos condutores elétricos nas diferentes áreas, com identificação dos riscos envolvidos e suas proteções mecânicas e térmicas, inclusive dimensões dos condutos e caixas, quantidade dos bornes de ligação, identificações, etc.
  4. Características do material de instalação a ser empregado, suficientes para indicar a adequabilidade de sua utilização.
  5. Diagrama multifilar mostrando a interligação entre todos os equipamentos aplicáveis aos circuitos de detecção, alarme e auxiliar, e entre estes e a central. Este pode ser genérico ou, em casos de alterações do padrão normal específico, individual, para cada área supervisionada ou para cada circuito.
  6. Quadro-resumo da instalação, indicando:
    1. número de circuitos de detecção e sua respectiva área, local ou pavimento;
    2. quantidade e tipo de detectores ou acionadores manuais em cada circuito e área ou local em que estão instalados; 
    3. quantidade e tipo de indicadores ou avisadores correspondentes a cada circuito e os respectivos locais de instalação; 
    4. quantidade de dispositivos para comandar instalações prediais em cada circuito auxiliar e os
      respectivos locais ou áreas de instalação;
    5. cálculo de tempo de abandono desde o ponto de trabalho e área de perigo até a parte externa da edificação, e diagrama da lógica dos alarmes, sinalizações e dos controles para evitar congestionamento na fuga;
    6. cálculo da bateria para o tempo máximo de supervisão e depois para o alarme de incêndio na maior área supervisionada com todos os sinalizadores e circuitos auxiliares ativados de acordo com a lógica apresentada na alínea 5. Deve ser incluído, no cálculo da capacidade da bateria, a temperatura mínima do ambiente da instalação da bateria e a corrente máxima exigida.

Um comentário:

  1. Caro Moisés
    Excelente material. As normas existem, o que falta é a aplicação das mesmas. Com as constantes interdições de casas noturnas, os empresários terão que, necessariamente, buscar projetos de acordo com as normas da ABNT.

    ResponderExcluir